Você sabe a diferença entre phishing, spam e mensagens verdadeiras do Positivo?

6 de setembro de 2024
Tempo médio de leitura: 3 minutos.

 

Você já recebeu um e-mail suspeito, com um link chamativo para clicar ou um pedido urgente para atualizar seus dados? Se a resposta for sim, você não está sozinho. O phishing é uma das principais ameaças cibernéticas da atualidade e tem como objetivo enganar as pessoas para que revelem informações pessoais confidenciais. Mas não se preocupe, com um pouco de atenção e conhecimento, é possível se proteger desses ataques. 

Phishing x spam x mensagem oficial 

É importante saber diferenciar o phishing de outros tipos de mensagens, para que você calibre o olhar ao detectar possíveis ameaças. O spam, por exemplo, é uma mensagem não solicitada, geralmente com conteúdo publicitário. Ela se decorre por muitas vezes devido ao seu comportamento digital ativo – inscrições em sites, acessos específicos e páginas onde você já ofereceu o seu contato. Já a mensagem oficial da empresa é enviada por canais confiáveis e contém informações relevantes para os colaboradores. É o caso da caixa de e-mails da Comunicação Corporativa (comunicacaocorporativa@positivo.com.br), por onde você fica sabendo das principais notícias que acontecem dentro do grupo.

O phishing, por sua vez, é uma técnica utilizada por cibercriminosos para obter informações sensíveis, como senhas, números de cartão de crédito, dados bancários e informações sigilosas das organizações, através de e-mails, mensagens de texto ou sites falsos que se passam por empresas e instituições confiáveis. O objetivo principal é aplicar golpes e causar prejuízos financeiros às vítimas. Pense como uma tentativa disfarçada de obter seus dados de forma fraudulenta. Confira exemplos abaixo: 

       

Estes foram phishings criados propositalmente pela área de Tecnologia da Informação aos colaboradores, para testarem os conhecimentos sobre a prática.

Os perigos do phishing

Você sabe quais são as consequências de cair em um golpe? 

  • Roubo de identidade: seus dados podem ser utilizados para realizar compras fraudulentas, solicitar empréstimos ou abrir contas em seu nome. 
  • Perdas financeiras: você pode ter seus cartões de crédito clonados ou perder dinheiro em transferências bancárias não autorizadas. 
  • Danos à reputação e informações sigilosas da empresa: se um funcionário cair em um golpe de phishing, a empresa pode ser alvo de ataques cibernéticos e ter sua imagem e dados comprometidos. 

 

Como se proteger do phishing 

  • Desconfie de mensagens suspeitas: verifique o endereço do remetente, a ortografia e a gramática da mensagem.
  • Não clique em links desconhecidos: evite clicar em links que te levam a páginas não confiáveis. 
  • Mantenha seus softwares atualizados: utilize antivírus e firewalls para proteger seu computador. 
  • Crie senhas fortes e únicas: evite usar a mesma senha para todas as suas contas. 
  • Esteja sempre atento: a melhor forma de se proteger é estar sempre alerta e desconfiar de qualquer mensagem que pareça estranha. 

A segurança do Positivo depende de você 

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