Instituto Positivo e ADE Litoral Paranaense lançam formação para gestores escolares

24 de maio de 2024
Tempo médio de leitura:  5 minutos.

 

O Instituto Positivo (IP), em sua contínua busca por promover a melhoria da qualidade da educação pública e contribuir para a transformação social, apoiou o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Litoral Paranaense no firmamento de uma nova parceria com a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP de Ribeirão Preto. A colaboração visa fortalecer a qualificação dos gestores escolares do território por meio de um seminário oferecido pela Cátedra.  

Para fazer o lançamento da formação, o ADE Litoral, com o apoio do IP, promoveu um evento na última quarta-feira (22) em Paranaguá, para todos os gestores escolares dos seis municípios envolvidos com o Arranjo – Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Paranaguá. Além da divulgação da formação, o evento buscou sensibilizar os gestores escolares sobre a relevância do esforço colaborativo do ADE e o trabalho que vem sendo realizado com os coordenadores pedagógicos.   

Envolvendo os gestores escolares  

Em uma decisão estratégica tomada pelos secretários de Educação, o ADE Litoral Paranaense iniciou suas atividades em 2022 focando inicialmente na gestão das secretarias municipais de Educação e na atuação dos coordenadores pedagógicos – grupo identificado como fundamental para o processo, pois são os principais formadores pedagógicos e construtores dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) em parceria com a comunidade escolar.   

Em 2024, visando alavancar ainda mais o ADE, o público-alvo foi ampliado para incluir também os responsáveis pela gestão das escolas. A mobilização inicial desse novo foco ocorreu em um encontro realizado no dia 22 de maio, em Paranaguá, O evento contou com a participação de secretários de Educação, equipes e diretores escolares, e incluiu uma programação voltada para o fortalecimento do conceito do ADE e uma palestra inspiradora do professor César Nunes sobre a humanização na gestão escolar.  

Parceria com a USP  

O Instituto Positivo e o ADE Litoral Paranaense firmaram uma parceria com a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, da USP Ribeirão Preto, liderada pelo professor Mozart Neves Ramos, membro da Cátedra e conselheiro do Instituto Positivo. Essa colaboração prevê uma série de atividades e iniciativas para fortalecer a gestão escolar na região.   

A parceria terá início com um seminário programado para 6 de junho, que contará com profissionais renomados nacionalmente. Os encontros síncronos incluirão duas aulas por sessão, além de estudos e leituras complementares ao longo dos encontros. Ao término, será elaborado um relatório final que servirá de base para uma publicação em parceria com a Cátedra.  

Ementa do seminário:  

1ª aula: Os avanços e desafios da gestão escolar: Sou eu na Direção.  

2ª aula: O papel da liderança pedagógica e transformacional no desenvolvimento docente.   

3ª aula: A gestão financeira e avaliação de resultados no ambiente escolar.  

4ª aula: Como desenvolver competências digitais no ambiente escolar.  

5ª aula: A gestão escolar e os desafios da equidade racial.  

6ª aula: A gestão da Educação Infantil no contexto da primeira infância.  

Apoio na análise de dados   

Como parte da parceria, as secretarias municipais terão acesso a uma análise qualificada dos resultados educacionais das suas escolas e da rede, considerando os anos de 2015, 2017, 2019 e 2021. Os profissionais da Cátedra irão até o litoral para apresentar e debater os dados com as equipes técnicas das redes, incentivando o uso desses relatórios como instrumento de tomada de decisão para eventuais correções de caminhos. Além disso, esses dados poderão ser inseridos no Memorial de Gestão para a transição política, conforme a vontade dos secretários municipais de Educação.  

Impacto da parceria  

Este é um passo significativo para promover um impacto duradouro na educação do litoral paranaense. Ao unir esforços, o ADE Litoral Paranaense, o Instituto Positivo e a USP buscam transformar a gestão escolar e beneficiar diretamente os alunos, construindo um futuro melhor através da educação.   

Notícias Relacionadas