Instituto Positivo participa de seminário da Frente Parlamentar Mista da Educação

5 de julho de 2024
Tempo médio de leitura:  2 minutos.

 

A diretora-executiva do Instituto Positivo (IP), Eliziane Gorniak, participou no dia 25 de junho do seminário “Valorização, Financiamento e Gestão Democrática na Educação Pública“, realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento visa criar um espaço de reflexão e debates sobre as metas e estratégias estabelecidas no atual Plano Nacional de Educação (PNE).  
 
A participação do IP teve como objetivo compartilhar o trabalho realizado pelas lideranças dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) vigentes no Brasil e os bons resultados alcançados por esses territórios colaborativos, além de reforçar a importância do Regime de Colaboração Intermunicipal para melhorar a qualidade da Educação Pública.  
 
O evento também contou com a presença do dr. Fernando Abrucio, pesquisador da FGV, e do dirigente municipal de educação de Águas Mornas (SC), prof. Mário Fernandes, que integra o ADE Granfpolis, implementado com o apoio do IP. Também estiveram presentes membros da Frente Parlamentar Mista da Educação, da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), do Fórum Nacional de Educação (FNE) e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.  
 
Atuação do IP para 2024  
 

A participação faz parte de uma série de ações preparadas pelo Instituto Positivo, com o objetivo de destacar a importância do Regime de Colaboração Intermunicipal no texto da Lei do novo Plano Nacional de Educação, que em breve entrará em análise no âmbito legislativo. 
 
Embora a legislação já tenha sido proposta pela equipe do Ministério da Educação, o IP acredita que, ao demonstrar os resultados positivos dos municípios que se articulam em regime de colaboração e os benefícios do trabalho cooperativo para os territórios, será possível incluí-lo no texto da nova lei, visando que os municípios, em especial os de pequeno e médio porte, tenham maiores condições de se estruturar para implementar as estratégias e alcançar as metas previstas para os próximos dez anos da educação brasileira.  
 
O Instituto Positivo  

 
O IP nasceu em 2012, em comemoração aos 40 anos do Grupo Positivo, para gerir o investimento social em favor da comunidade. Desde 2015, o IP trabalha pela melhoria da qualidade da Educação pública, incentivando o trabalho em Regime de Colaboração, por meio dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs). Saiba mais clicando aqui. 

Notícias Relacionadas