Índice de municípios parceiros do Sistema de Ensino Aprende Brasil avança no Ideb 2023

23 de agosto de 2024
Tempo médio de leitura: 2 minutos.

 

Na última semana, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, indicador que mede a qualidade da Educação do Brasil.

O resultado foi animador para os parceiros do Sistema de Ensino Aprende Brasil. Nos Anos Iniciais, 77% dos municípios conveniados registraram avanço no índice quando comparado ao ano anterior. Já entre os parceiros que utilizam o sistema nos Anos Finais, 74% registraram resultado acima da média nacional.

Outro dado que chama a atenção e aponta para a eficiência da parceria é o número de municípios que estão nas 30 melhores posições no Ranking Brasil. Nos Anos Iniciais, 46 municípios conquistaram notas de 7 a 10. Enquanto isso, nos Anos Finais, 44 municípios atingiram notas de 5,4 a 9,3.

Sobre o Ideb

Criado em 2007, o Ideb, que é divulgado a cada dois anos, é calculado a partir dos dados de aprovação escolar e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).