Conferência IB em Bogotá: inovação e inspiração no Centro da Educação

5 de julho de 2024
Tempo médio de leitura:  4  minutos.

 

A Conferência IB Ibero-Americana 2024, realizada em Bogotá, na Colômbia, trouxe um tema inspirador: “Inspirando alunos, concretizando o potencial”. O evento destacou a missão do International Baccalaureate (IB) de criar um mundo melhor e mais pacífico através da educação, colocando os estudantes no centro de todas as discussões e práticas pedagógicas. A conferência foi uma vitrine de ideias inovadoras, práticas eficazes e relacionamentos valiosos para educadores de todo o mundo. O evento contou com a participação de três representantes do Positivo International School: Maria Fernanda Suss (gerente geral do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos colégios do Grupo Positivo), Juliana Lazari (coordenadora do IB/DP para os alunos do 11º ao 12º ano) e Mariangela Cunha (diretora do Positivo International School). 

Principais temas e workshops impactantes 

Durante a conferência, um dos principais temas abordados foi a necessidade de uma forte liderança pedagógica e de um currículo que estimule a investigação e a ação dos jovens. O objetivo é maximizar o potencial de cada estudante, equipando-os para enfrentar os desafios do futuro. 

De acordo com a coordenadora Juliana Lazari, entre as várias palestras e workshops oferecidos, a pré-conferência intitulada “Chaves para implementar uma educação holística e incentivar a aprendizagem ao longo da vida no programa de diploma” se destacou. Esta sessão forneceu ideias sobre como integrar uma abordagem educativa abrangente, que inclua o desenvolvimento emocional e social dos alunos, além do conhecimento acadêmico. 

Desenvolvimento profissional e impacto 

O encontro foi uma oportunidade única para o desenvolvimento profissional dos educadores. “Os workshops práticos me ajudaram a desenvolver novas habilidades pedagógicas e administrativas, que podem ser diretamente aplicadas em nossas escolas e salas de aula”, relatou Juliana Lazari. Além disso, a possibilidade de conhecer profissionais de diversos países e contextos enriqueceu a troca de experiências e colaboração em projetos futuros. As palestras de especialistas e histórias de sucesso apresentadas foram especialmente inspiradoras, aumentando a motivação e a paixão pela profissão. 

Impacto no Positivo International School 

Os participantes da conferência trouxeram diversas ideias e práticas para implementar no Positivo International School. Entre elas estão: 

  • Sessões de TOK (Theory of Knowledge ou Teoria do Conhecimento) explorando a identidade cultural. 
  • Reorganização do calendário de entregas dos alunos, com um plano de aprendizagem contínua. 
  • Alinhamento dos planejamentos curriculares com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 
  • Revisão dos critérios para avaliações formativas.
  • Desenvolvimento de programas de Aprendizagem Socioemocional (SEL) para os alunos do High School. 

Essas iniciativas não só modernizam a educação, mas também criam um ambiente de aprendizado mais inclusivo e relevante. Além disso, a participação na conferência promove a interação com educadores e estudantes globais, criando laços que podem ser ampliados a outros professores e alunos da escola. 

Inovações e abordagens educacionais 

Uma das inovações destacadas foi o uso de tecnologias educacionais e o desenvolvimento de projetos que fortaleçam a identidade cultural dos alunos. Essas abordagens ajudam a criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico e conectado com a realidade dos estudantes. 

Experiências e desafios pessoais 

Um momento memorável do evento foi a palestra motivacional de Roy Harley, sobrevivente de um desastre aéreo na Cordilheira dos Andes. Seu relato sobre resiliência e união foi profundamente tocante e inspirador, proporcionando uma reflexão sobre a importância da perseverança e do trabalho em equipe. 

A conferência também proporcionou valiosas oportunidades de relacionamento. Conexões com várias escolas de países latino-americanos e brasileiros promovem trocas de práticas pedagógicas e abrem espaço para o intercâmbio de trabalhos entre os alunos, seja por meio do CAS (Creativity, Activity, Service) ou de outras disciplinas do IB Diploma. 

Meu maior desafio foi o nervosismo em relação à minha apresentação, que foi superado com o apoio dos colegas de trabalho e das trocas com os professores que participaram da sessão”, comentou Juliana. 

Tendências e futuro da educação 

As tendências educacionais discutidas, consideradas essenciais para o futuro da educação, incluem o uso de tecnologias educacionais, a organização curricular e o foco no bem-estar dos alunos e da comunidade escolar. 

O papel do IB está em constante evolução, refletindo as mudanças no perfil dos alunos e acompanhando as inovações educacionais. O foco crescente está no desenvolvimento de habilidades, repensando modelos de avaliação e currículos de algumas disciplinas. Além disso, há uma grande preocupação em orientar os alunos de maneira mais eficaz no desenvolvimento de habilidades, promovendo o bem-estar. 

Para se alinhar às diretrizes do IB discutidas na conferência, os professores precisam desenvolver um melhor entendimento do ensino conceitual e baseado em habilidades, reconhecendo que a construção do conhecimento se dá de muitas formas. É crucial promover o protagonismo dos alunos e adaptar-se a experiências educacionais diferenciadas para atender às necessidades de cada estudante. 

A Conferência IB em Bogotá foi uma experiência transformadora, oferecendo ferramentas que contribuirão para a evolução do Positivo International School e o desenvolvimento contínuo dos nossos educadores e alunos. 

Notícias Relacionadas