Autoconhecimento e desenvolvimento: o que um tem a ver com o outro?

1 de agosto de 2024
Tempo médio de leitura: 3 minutos.

 

Pensar em carreira e crescimento profissional com certeza já passou pela cabeça de qualquer colaborador. Para isso, há quem ainda acredite que, para alcançar tais resultados, são necessárias apenas aquelas formações específicas, caras e longas (graduações presenciais, MBAs internacionais ou pós-graduações em instituições renomadas).

Para quem busca conquistas, o segredo está no autodesenvolvimento. Ser curioso e aprender – continuamente – coisas novas, reciclando conceitos aplicáveis no dia a dia e também absorvendo conteúdos sem relacionamento direto com suas atividades, amplia o repertório e estimula o exercício de resolução de problemas com formatos diferentes. A gama de cursos hoje ofertados, gratuitamente ou com custos, permite acesso, flexibilidade e agilidade em conhecimento, itens que complementam o currículo e tornam o profissional diferenciado.

Por exemplo: um analista de TI busca uma formação sobre técnicas de edição de vídeo. Ele – ou ela – pode aprender sobre como tornar arquivos mais leves (o que abre um campo de atuação junto à área de sistemas), pode conhecer extensões diferenciadas que estão sendo utilizadas por cibercriminosos (o que permite contribuir para a área de Segurança da Informação) e pode aprofundar o seu conhecimento em sistemas com particularidades específicas (o que também oportuniza um conhecimento aplicável nas áreas de suporte, infraestrutura, projetos, atendimento… e assim por diante).

Com incontáveis cenários, é importante frisar que não existe conhecimento demais, mas sim conhecimento mal aplicado. Por isso, saber quais são as suas forças e fragilidades – em termos de aprendizado – se faz tão importante. O autoconhecimento facilita a busca por formações que moldem seu perfil profissional e que apoiem sua trilha de crescimento.

 

Como o Positivo contribui na sua busca por formações diferenciadas

Recentemente, você deve ter sido impactado por um dos canais da Comunicação Interna (e-mails, WhatsApp e murais) a respeito das Pílulas de Autodesenvolvimento. A coluna traz oportunidades de cursos e formações gratuitas em instituições parceiras, sobre temas diversos, e que podem contribuir para a ampliação do seu repertório.

Acompanhe as divulgações e aposte no seu desenvolvimento.

Notícias Relacionadas