Porque falar sobre assédio no ambiente de trabalho é importante

23 de agosto de 2024
Tempo médio de leitura: 4 minutos.

 

Durante este mês, a área de Compliance do Grupo Positivo tem promovido diversas ações com o objetivo de estimular um ambiente de trabalho sadio e seguro, livre de atitudes e condutas que possam caracterizar assédio moral ou sexual. A campanha Agosto Lilás trouxe protagonismo para o tema ao longo do mês, além de demonstrar como os colaboradores podem e devem agir caso se deparem com situações dessa natureza. Por isso, vamos relembrar os principais pontos destacados nas últimas semanas e assumir o papel protagonista no combate ao assédio no ambiente de trabalho.

A campanha iniciou com a divulgação do Canal Aberto Positivo, ferramenta criada para que colaboradores, clientes, fornecedores e prestadores de serviços relatem situações que violem ou possam violar o Código de Conduta Positivo e demais normas internas. Tenha sempre em mente: caso tenha conhecimento de qualquer situação que possa caracterizar assédio moral ou sexual, faça um relato no Canal Aberto Positivo (www.canalabertopositivo.com.br ou 0800-020-1545), de forma anônima ou identificada, com a garantia de sigilo, confidencialidade e não retaliação. Lembre-se de anotar o número de protocolo, pois eventuais informações complementares para contribuir com a investigação poderão ser solicitadas.

A Agenda Lilás também foi outro material de destaque durante este mês, que ofereceu informações e exemplos de situações que caracterizam assédio. Relembre este conteúdo e pratique os valores e cultura de integridade do Positivo, clicando aqui.

Faça a Escolha Certa e assista, novamente, aos vídeos sobre assédio moral e sexual da websérie. De forma rápida e interativa, confira exemplos de comportamentos que caracterizam esse tipo de conduta e como agir caso esteja envolvido de maneira direta ou indireta em alguma situação. Para saber identificar de que formas o assédio pode acontecer, confira os episódios, clicando abaixo.

O PosiTalks, podcast produzido pela área de Comunicação também relembrou o conceito do tema em conversas importantes conduzidas pela diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak, com a participação da Dra. Maíra Fonseca, advogada parceira do Grupo Positivo. Clique aqui e esclareça várias dúvidas que você também pode ter sobre assédio sexual ou assédio moral.

Para reforçar ainda mais os principais pontos para prevenção, foi realizado um bate-papo on-line, no dia 20/08, conduzido pelo advogado parceiro do Grupo Positivo, Luis Cesar Esmanhotto. Em breve a gravação do workshop será divulgada.

A campanha está chegando ao fim, mas o seu compromisso continua. Acesse o novo módulo de treinamento da plataforma Gestão de Gente – Smartleader e realize a capacitação sobre este tema. Confira, na íntegra, conceito e exemplos práticos, formas de prevenção, consequências para quem pratica esta conduta e a responsabilidade das empresas na prevenção e combate aos potenciais casos de comportamento inadequado. Fique atento, pois a formação é obrigatória para todos os colaboradores do Grupo Positivo e deve ser concluída até o dia 30/09/2024.

Agosto Lilás: todos somos responsáveis por um ambiente de trabalho seguro e sadio.