Tempo médio de leitura: 4 minutos.
A Conferência IB Ibero-Americana 2024, realizada em Bogotá, na Colômbia, trouxe um tema inspirador: “Inspirando alunos, concretizando o potencial”. O evento destacou a missão do International Baccalaureate (IB) de criar um mundo melhor e mais pacífico através da educação, colocando os estudantes no centro de todas as discussões e práticas pedagógicas. A conferência foi uma vitrine de ideias inovadoras, práticas eficazes e relacionamentos valiosos para educadores de todo o mundo. O evento contou com a participação de três representantes do Positivo International School: Maria Fernanda Suss (gerente geral do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos colégios do Grupo Positivo), Juliana Lazari (coordenadora do IB/DP para os alunos do 11º ao 12º ano) e Mariangela Cunha (diretora do Positivo International School).
Principais temas e workshops impactantes
Durante a conferência, um dos principais temas abordados foi a necessidade de uma forte liderança pedagógica e de um currículo que estimule a investigação e a ação dos jovens. O objetivo é maximizar o potencial de cada estudante, equipando-os para enfrentar os desafios do futuro.
De acordo com a coordenadora Juliana Lazari, entre as várias palestras e workshops oferecidos, a pré-conferência intitulada “Chaves para implementar uma educação holística e incentivar a aprendizagem ao longo da vida no programa de diploma” se destacou. Esta sessão forneceu ideias sobre como integrar uma abordagem educativa abrangente, que inclua o desenvolvimento emocional e social dos alunos, além do conhecimento acadêmico.
Desenvolvimento profissional e impacto
O encontro foi uma oportunidade única para o desenvolvimento profissional dos educadores. “Os workshops práticos me ajudaram a desenvolver novas habilidades pedagógicas e administrativas, que podem ser diretamente aplicadas em nossas escolas e salas de aula”, relatou Juliana Lazari. Além disso, a possibilidade de conhecer profissionais de diversos países e contextos enriqueceu a troca de experiências e colaboração em projetos futuros. As palestras de especialistas e histórias de sucesso apresentadas foram especialmente inspiradoras, aumentando a motivação e a paixão pela profissão.
Impacto no Positivo International School
Os participantes da conferência trouxeram diversas ideias e práticas para implementar no Positivo International School. Entre elas estão:
- Sessões de TOK (Theory of Knowledge ou Teoria do Conhecimento) explorando a identidade cultural.
- Reorganização do calendário de entregas dos alunos, com um plano de aprendizagem contínua.
- Alinhamento dos planejamentos curriculares com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
- Revisão dos critérios para avaliações formativas.
- Desenvolvimento de programas de Aprendizagem Socioemocional (SEL) para os alunos do High School.
Essas iniciativas não só modernizam a educação, mas também criam um ambiente de aprendizado mais inclusivo e relevante. Além disso, a participação na conferência promove a interação com educadores e estudantes globais, criando laços que podem ser ampliados a outros professores e alunos da escola.
Inovações e abordagens educacionais
Uma das inovações destacadas foi o uso de tecnologias educacionais e o desenvolvimento de projetos que fortaleçam a identidade cultural dos alunos. Essas abordagens ajudam a criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico e conectado com a realidade dos estudantes.
Experiências e desafios pessoais
Um momento memorável do evento foi a palestra motivacional de Roy Harley, sobrevivente de um desastre aéreo na Cordilheira dos Andes. Seu relato sobre resiliência e união foi profundamente tocante e inspirador, proporcionando uma reflexão sobre a importância da perseverança e do trabalho em equipe.
A conferência também proporcionou valiosas oportunidades de relacionamento. Conexões com várias escolas de países latino-americanos e brasileiros promovem trocas de práticas pedagógicas e abrem espaço para o intercâmbio de trabalhos entre os alunos, seja por meio do CAS (Creativity, Activity, Service) ou de outras disciplinas do IB Diploma.
“Meu maior desafio foi o nervosismo em relação à minha apresentação, que foi superado com o apoio dos colegas de trabalho e das trocas com os professores que participaram da sessão”, comentou Juliana.
Tendências e futuro da educação
As tendências educacionais discutidas, consideradas essenciais para o futuro da educação, incluem o uso de tecnologias educacionais, a organização curricular e o foco no bem-estar dos alunos e da comunidade escolar.
O papel do IB está em constante evolução, refletindo as mudanças no perfil dos alunos e acompanhando as inovações educacionais. O foco crescente está no desenvolvimento de habilidades, repensando modelos de avaliação e currículos de algumas disciplinas. Além disso, há uma grande preocupação em orientar os alunos de maneira mais eficaz no desenvolvimento de habilidades, promovendo o bem-estar.
Para se alinhar às diretrizes do IB discutidas na conferência, os professores precisam desenvolver um melhor entendimento do ensino conceitual e baseado em habilidades, reconhecendo que a construção do conhecimento se dá de muitas formas. É crucial promover o protagonismo dos alunos e adaptar-se a experiências educacionais diferenciadas para atender às necessidades de cada estudante.
A Conferência IB em Bogotá foi uma experiência transformadora, oferecendo ferramentas que contribuirão para a evolução do Positivo International School e o desenvolvimento contínuo dos nossos educadores e alunos.